
A dinâmica do Crescimento
01/10/2013 10:40Crescer é uma necessidade. O apóstolo Paulo no texto de Fp. 3 nos passa uma ideia de avanço, de trajetória a percorrer, de fases a serem conquistadas, enfim, de crescimento. Ele declara que prossegue, avança...
Crescer é o normal, quando ele não existe é por conta de alguma doença. O nanismo é consequência de um problema hormonal que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria. Nós não podemos ver as diversas áreas de nossa vida vivendo esse problema.
Como é triste ver pessoas que não conseguem crescer em seus relacionamentos, em sua maturidade, em sua vida com Deus. Como é triste ver famílias que não conseguem crescer em respeito, em amor. Como é triste ver igrejas que não crescem. Enfim, como é triste ver que os anos, os fatos da vida, as lições recebidas não produziram em nós o crescimento previsto.
Então penso com você sobre algumas verdades sobre crescimento, acompanhemos juntos:
Crescer é uma atitude. A criança precisa comer para crescer! Se ela não faz por bem, os pais tem que dar um jeito... Crescer exige atitudes nossas. Para chegarmos a algum lugar precisamos querer, lutar, se esforçar!
Crescer dói. Algumas pessoas enfrentam quando criança e na adolescência a chamada dor do crescimento, quando sentem dores físicas decorrentes do processo de crescimento de seu corpo. Em todas as áreas de nossa vida o crescimento traz “dores”. Isso porque ele nos tira da acomodação, nos faz sair do lugar comum, nos obriga a rompimentos. E isso por muitas vezes dói...
Crescer não é algo que fazemos sozinhos. Entenda uma coisa: onde eu quero chegar, alguém está ou já esteve! Isso quer dizer que eu não sou uma ilha, a viver isolado. Isso quer dizer que eu preciso ser humilde para pedir ajuda, orientação e respeitar quem sabe o caminho para onde quero ir!
Crescer não me faz maior do que ninguém. Pode parecer uma contradição mais nenhum crescimento me faz maior do que meu semelhante. Eu posso crescer financeiramente, crescer na hierarquia de minha empresa, crescer em minha posição social, em influência, porém eu serei igual a todos. Talvez com mais dinheiro, prestígio, fama, mas com as mesmas necessidades, as mesmas carências, e suscetíveis aos mesmos dramas da vida.
Crescer sem Deus é anúncio de queda. A história bíblica da torre de babel nos ensina que qualquer crescimento que não conte com a benção de Deus está fadado ao fracasso, a ruína, a queda. Isso porque é Deus quem nos sustenta, quem nos mantém de pé, quem nos dá um verdadeiro crescimento!
Chegamos a outubro, partimos para a reta final de mais um ano. Quanto você cresceu nas mais diversas áreas de sua vida até aqui?
Que Deus nos permita crescer! Que Deus dê o crescimento a nossa Comunidade de Fé!
Abraço de seu pastor
Giovani Zainotte
—————